A importância do ciclo do PDCA, aplicado aos empreendimentos imobiliários
Temos que ver que hoje em dia é fundamental que exerçamos o ciclo PDCA da melhor forma possível, pois estamos falando em pessoas, em seus sonhos e suas vontades, muitas vezes a economia de uma vida toda está sendo empregada para que tudo isso possa acontecer, então partindo deste principio precisamos ter um enorme comprometimento com todas as etapas envolvidas.
Planejar: No planejamento é onde tudo acontece, onde podemos expor novas idéias para o bom funcionamento das etapas seguintes, e aprimorar as ações já existentes, esta etapa é a mais importante, pois sem um bom planejamento nada se realiza como esperado.
Desenvolver: É aqui que o planejamento é posto em prática, é a principal etapa, é quando as coisas acontecem, é aqui que vemos se tudo está dando certo e também se algo deu errado, e se isso acontecer é a hora de termos calma e procurarmos onde a está a falha, para podermos corrigir sem maiores prejuízos.
Controlar: É onde controlamos as etapas anteriores para vermos o que está dando certo e o que não está, para que tudo possa ser corrigido e aprimorado.
Aprimorar: É hora de visualizar o todo através do controle, para que possamos ver o que precisa ser aprimorado. Assim podemos manter o que funciona e aprimorar o que não está bom.
Se formos prestar atenção todas as etapas estão muito presentes no dia a dia da vida do corretor de imóveis, temos a etapa do planejamento quando pensamos e procuramos os imóveis para o cliente, o desenvolvimento é quando apresentamos ao cliente estes imóveis, o controle onde vemos o que agradou ou não ao cliente, e o aprimoramento que é quando procuramos um imóvel que agrade totalmente ao cliente, e assim fechamos a venda.