Sondando o Ambiente
Sondando o Ambiente
Tina Irwin é dona da Friendship Cards, uma pequena empresa que desenha cartões de felicitações e os vende diretamente a varejistas. No ano passado, sua companhia teve pouco mais de 300 mil dólares de vendas. Ela emprega três pessoas em tempo integral e outras cinco em regime parcial. Porque a empresa é pequena, Tina toma quase todas as principais decisões gerenciais.
Tina tem uma ideia para uma nova linha de cartões que combinam humor e questões ambientais. Ela sabe que nenhum de seus concorrentes – tanto grandes quanto pequenos – lançou uma linha exatamente igual à que ela tem em mente. Mas ela não sabe o que seus concorrentes planejaram para a próxima temporada. Tina é muito sensível às ações de seus concorrentes, porque a maioria deles é constituída de empresas muito maiores que a dela e exercem influência consideravelmente maior sobre os varejistas. Sua existência depende do preenchimento de nichos pelos quais seus concorrentes não se interessam.
Sendo assim, responda às seguintes questões:
1) Se você fosse Tina, que fontes utilizaria para descobrir o que seus concorrentes planejaram para a próxima temporada?
Eu visitaria as páginas institucionais de meus concorrentes, das associações de classe ou sindicatos, em busca de informações sobre tendências de mercado, com o auxílio da internet; participaria de feiras, eventos e cursos organizados por empresas do setor para ouvir a opinião de especialistas na área e também procurar fazer contatos com funcionários das empresas concorrentes participantes para tentar obter informações importantes; faria pesquisas em revistas, jornais e em outras mídias buscando notícias divulgadas pelas assessorias de imprensa de empresas concorrentes e consultaria fornecedores para obter informações sobre quais tipos de produtos meus concorrentes vêm adquirindo para procurar identificar novidades tanto em seus processos produtivos quanto em seus produtos. Também