Som direto
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – COMUNICAÇÃO, TURISMO E LAZER
CURSO DE TECNÓLOGO EM FOTOGRAFIA E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
DISCIPLINA: ÁUDIO
PROFESSORA: ANDRÉ VAILATI
ALUNO: ADRIANO RENAN PORTOLAN MATTOS
O MÉTODO DE TRABALHO DO SOM DIRETO – RESENHA CRÍTICA
A captação de áudio direto, logicamente, é essencial nas produções audiovisuais, mas a pesar de sua suma importância, muitas vezes a qualidade dele é determinada pelo tamanho do orçamento que normalmente prioriza a imagem. As formas disponíveis para a captação de áudio direto são: single system – som e imagem gravados no mesmo suporte; double system – suportes independentes de captação. A primeira voltada para produções que não priorizam tanto o áudio e a seguinte para produções com áudio de nível profissional.
Quando a captação de áudio é feita na forma double system, a qualidade de som tende a ser de uma qualidade superior, mas isso apenas quando é contratado um técnico de som qualificado e quando usados equipamentos de qualidade como gravadores, microfones, fones e acessórios. Vale lembrar que este sistema também se faz obrigado um trabalho extra na pós-produção, o da sincronização com o vídeo, o que acarreta em mais gastos, mas se feita com um bom planejamento e execução assegura a qualidade final do produto.
A outra forma de se captar, o single system, os custos são mais baratos e a complexidade bem inferior, isso se deve a não necessidade de um gravador independente, pois o som é gravado juntamente com a imagem no corpo da câmera. A qualidade porem não é a mesma, o gravador capta em uma qualidade muito superior e além disso não há opções de regulagens do nível do áudio, e o monitoramento fica mais difícil por causa dos movimentos da câmera. A implantação de um mixer portátil à câmera resolveria esses problemas de regulagem e monitoração, mas ainda assim esse sistema é aconselhado apenas às produções acadêmicas, de baixo orçamento, ou aquelas que não