Questionario
1) Utilizando os conceitos ensinados em aula a respeito da teoria dos signos, defina:
a) O que é significado?
R: O significado da palavra é dado pelo léxico dela.
b) O que é significante?
R: Significante é a imagem acústica que temos de determinado objeto, pessoa etc.
2) Conceitue os seguintes termos jurídicos, classificando-os em termos similares, polissêmicos internos, polissêmicos externos, termos únicos ou termos em latim:
a) Vacatio legis
R: é um termo em latim que é um espaço compreendido entre a publicação da lei e a sua entrada em vigor.
b) Plebiscito
R: é um termo polissêmico interno que significa voto ou decreto antes da criação da norma.
c) Natimorto
R: é um termo polissêmico interno que significa quando o feto morreu dentro do útero da mãe. Pode ser empregado para distinguir esta ocorrência da dos nascidos vivos e dos abortos espontâneos.
d) Sentença
R: é um termo polissêmico externo que na linguagem cotidiana significa uma frase e na linguagem jurídica significa a decisão de um Juiz.
e) Prescrição
R: é um termo polissêmico interno que pode significar orientação, determinação ou em outros casos a perda de um direito pelo decurso do prazo.
f) Nome
R: é um termo similar que serve para designar, distinguir ou qualificar pessoa, coisa, lugar, situação ou sentimento; denominação; título; apelido, cognome; família, sobrenome; palavrão; palavra ou conjunto de palavras impressos na certidão de nascimento de uma pessoa; tanto na linguagem jurídica quanto na cotidiana.
g) Frutos
R: é um termo polissêmico externo pois frutos no aspecto biológico são coisas que provém das árvores que nos alimentam e sustentam, já no aspecto jurídico são todos os bens que uma pessoa conquista durante a sua vida.
h) Doação
R: é um termo único que possui o mesmo significado para a linguagem cotidiana e para a linguagem jurídica. É um ato jurídico pelo qual uma pessoa