Soluções e suspensões
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substancias em uma única fase. Nas soluções o componente que está presente em menor quantidade recebe o nome de soluto (é o disperso), enquanto o componente predominante é chamado de solvente (é o dispersante). Por exemplo, quando dissolvemos açúcar em agua, o açúcar é o soluto e água é o solvente.
As soluções são muito importantes em nosso dia-a-dia: o ar que respiramos é uma solução (mistura) de gases; a agua do mar é uma solução que contém vários sais; muitos produtos, como bebidas, materiais de limpeza, remédios, etc. são soluções; muitas reações químicas feitas em laboratório e em indústrias são realizadas em solução; em nosso corpo (que contém 65% de em massa de agua), o sangue, o suco gástrico, a urina são líquidos que contém em solução um numero enorme de substâncias que participam de nosso metabolismo. As soluções em fim têm grande importância científica, industrial e biológica.
Há várias classificações para as soluções. Por exemplo, algumas podem ser eletrolíticas e não eletrolíticas, conforme conduzam ou não a corrente elétrica. E também são classificadas segundo o seu estado físico, que estão em soluções sólidas, liquidas e gasosas. São exemplos: muitas ligas metálicas são soluções sólidas, é o caso do ouro comum que é uma liga de cobre e ouro; as soluções líquidas são muito comuns, o vinagre, é uma solução de ácido acético em agua; os gases sempre se misturam perfeitamente entre si, resultando uma solução (ou mistura) gasosa, o ar é uma mistura em que predominam N₂ e O₂. Suspensões são formas farmacêuticas líquidas, constituídas de uma dispersão grosseira, onde a fase dispersa, sólida e insolúvel (fase interna) é distribuída em um líquido (fase externa). Podem receber várias denominações: mistura, gel, loção, magma e suspensão.
São sistemas heterogêneos, cuja fase externa ou dispersante é líquida e a fase interna ou dispersa é constituída de substâncias sólidas insolúveis