maquinas
DE
FLUXO
PROF. EDUARDO GERMER (UTFPR-CT)
CURITIBA - 2013
APRESENTAÇÃO
Esta apostila foi elaborada com dois objetivos principais. Um deles, não necessariamente o mais importante, foi de gerar um material que facilite o entendimento dos conceitos que envolvem a disciplina de máquinas de fluxo, transmitidos em sala de aula. O outro objetivo é o de tentar padronizar (para fins de sala de aula) algumas nomenclaturas/definições que são encontradas de forma diversa em várias bibliografias da área.
Ao final de cada capítulo estão indicadas as referências bibliográficas que foram a base para confecção do material. A maioria das figuras e tabelas foi obtida em pesquisa na web/internet, sendo que em alguns casos não foi possível identificar a fonte. Nos casos em que a identificação foi possível ela é indicada nos títulos das figuras/tabelas. Importante esclarecer que este material é uma compilação de obras de diversos autores, não contendo produção intelectual original. Além disto, não tem o objetivo de consecução de lucro, sendo somente um recurso didático de apoio às aulas.
A formatação não segue nenhum padrão específico, tendo sido definida com base em dois princípios básicos. O primeiro de reduzir ao máximo o consumo de material (recursos), e o segundo o de tornar o texto mais claro e organizado possível.
O material ainda não está finalizado, e mais capítulos serão adicionados à medida que ficarem prontos, sem prazo específico.
Esta é a primeira versão então solicito a quem a utilizar que informe os erros encontrados e envie dicas de melhoria para que possa ser aprimorado.
Obrigado!
Curitiba, 5 de março de 2013
Prof. Eduardo Germer
CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO
Máquina de Fluido (fluid machinery) é o equipamento que promove a troca de energia entre um sistema mecânico e um fluido, transformando energia mecânica (trabalho) em energia de fluido (hidráulica) ou energia de fluido em energia mecânica.
Estas máquinas trabalham