cesio 137
Introdução:
Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios. , que são despejados na circulação diferentemente das secreções produzidas pela glândula exócrina.
Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
Desemvolvimento:
As glândulas endócrinas e as suas funções-
As glândulas endócrinas produzem e lançam no sangue substâncias reguladoras denominadas hormônios – estes, ao serem lançados no sangue, percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.
Hipófise A hipófise, também chamada de glândula pituitária, corpo ovóide pesando 0,5g e medindo de 10 a 15mm no seu maior diâmetro e se localiza no interior da sella turcica, no osso esfenóide e é envolvida pela dura-máter, exceto onde está ligada ao assoalho do diencéfalo pelo infundíbulo. A hipófise se liga ao hipotálamo na base do cérebro por meio de um pedículo. Possui origem embrionária dupla, nervosa e ectodérmica. Devido a sua origem embrionária a hipófise se divide em neuro-hipófise, ou seja, a porção de origem nervosa, e a adeno-hipófise, a porção de origem ectodérmica.
A neuro-hipófise possui uma porção volumosa e seu pedículo, contínuo com o hipotálamo. Já a adeno-hipófise se divide em 3 porções: a pars tuberalis, que envolve o infundíbulo,