Soluções acidas e básicas trabalho super completo
Quando se dissolve uma substância em água forma-se uma mistura homogénea que se designa por solução aquosa. As soluções aquosas podem ser ácidas, básicas (alcalinas) ou neutras. As soluções aquosas ácidas contêm substâncias dissolvidas chamadas ácidos. São exemplos de ácidos:
Em laboratório é possível realizar experiências com o ácido clorídrico (solução aquosa de cloreto de hidrogénio), o ácido sulfúrico e o ácido nítrico (azótico).
As soluções aquosas básicas, ou alcalinas, contêm substâncias dissolvidas chamadas bases. São exemplos:
As bases mais vulgares em laboratório são o hidróxido de sódio, o hidróxido de cálcio e o hidróxido de magnésio.
As soluções aquosas neutras contêm substâncias dissolvidas que não são ácidos nem bases, tais como água açucarada, algumas águas minerais e água com cloreto de sódio (sal de cozinha).
Os ácidos e as bases são duas funções químicas que são consideradas opostas, isso porque as suas propriedades costumam ser inversas. Por exemplo, se considerarmos alimentos presentes em nosso cotidiano que são ácidos, veremos que o gosto deles, no geral, é azedo, como ocorre com o limão. Porém, alimentos que são básicos possuem gosto adstringente (que “amarra” a boca), como o de uma banana verde.
Mas identificar uma substância como ácida ou básica apenas pelo gosto, além de ser um método que tem muitas chances de falhar, também é altamente perigoso, pois existem muitos ácidos e bases que são fortes, tóxicos e podem até matar, tais como o ácido sulfúrico (H2SO4), usado nas baterias dos automóveis, e o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido comercialmente como soda cáustica.
Assim, as propriedades organolépticas (propriedades que dizem respeito aos nossos sentidos, tais como o paladar e o olfato) não são as usadas para identificar ácidos e bases. Observe abaixo outras propriedades dessas funções orgânicas que servem para compará-las e distingui-las:
Solubilidade em água:
Os ácidos costumam ser bem