Quimica
Todas as etapas e procedimentos utilizados na identificação e quantificação de um componente ou mais de uma amostra é objeto de estudo da ciência analítica. Esta ciência trabalha com a determinação e identificação dos componentes de uma amostra.
As análises que utilizam processos químicos fazem parte do campo de estudo da Química Analítica, as substâncias quantificadas e identificadas são chamadas de Analitos e os locais de onde foram retiradas estas amostras são chamados de Matriz.
O procedimento analítico pode ser dividido de duas maneiras: Em relação ao objetivo e em relação a natureza do método utilizado.
Análise química úmida
• Envolve reações químicas, dissolução, extração e estequiometria; • Quando realizadas corretamente apresentam elevada exatidão e precisão, às vezes até superiores aos métodos instrumentais, embora sejam mais demoradas;
• Muitas vezes é a saída para laboratórios de pequeno porte; • Os únicos instrumentos utilizados em uma análise química úmida são: pH-metro e balança analítica.
Análise química instrumental
• Envolve a utilização de equipamentos sofisticados, mas também pode envolver reações químicas em algumas etapas; • Muitas vezes são menos precisas do que os métodos “úmidos”, embora sejam mais rápidos; • São utilizados na quantificação e identificação dos constituintes minoritários.
Amostragem e preparo da amostra para análise
Podemos começar a explicar esta área traduzindo o termo “bulk system” do inglês. O termo se refere ao “sistema total” ou “sistema completo”. Ou seja, toda a área de onde será retirada a amostra e este sistema não deve ser confundido com matriz. Portanto quando existe a necessidade de realizar uma análise química é impossível trabalhar com o sistema completo e, por isso, é necessário realizar uma etapa do procedimento analítico chamada de Amostragem. Esta etapa envolve a coleta