solução super saturada
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Neste experimento veremos a mudança de temperatura em uma cristalização exotérmica, a partir de uma solução supersaturada.
Cristalização Exotérmica: A cristalização é uma técnica normalmente utilizada na purificação de substâncias químicas durante procedimentos realizados em laboratórios. O processo de cristalização pode ser repetido várias vezes. Exotérmico, pois há a liberação de calor.
Solução supersaturada: Contém uma quantidade de soluto superior a solubilidade a uma dada temperatura. A solução supersaturada é instável, e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite. Pode-se obter soluções supersaturadas aquecendo uma solução saturada que tenha parte do soluto não dissolvido. O aquecimento deve ser realizado até que todo o soluto se dissolva. Um resfriamento lento, com a solução em repouso, pode permitir a obtenção da solução supersaturada, desde que o soluto não tenha cristalizado.
Termoquímica: A Termoquímica estuda o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.
Reações exotérmicas e endotérmicas: As reações que liberam calor para o ambiente externo são denominadas reações exotérmicas. Já as reações que absorvem calor do meio externo são as reações endotérmicas.
Entalpia: É a quantidade de energia em uma determinada reação, podemos calcular o calor de um sistema através da variação de entalpia (∆H).
Temperatura: Temperatura é uma medida estatística do nível de agitação entre moléculas, relacionado com o deslocamento da energia cinética de um átomo ou molécula.
OBJETIVO:
Construção de uma compressa instantânea a partir de uma solução supersaturada.
MATERIAIS E REAGENTES:
Acetato de Sódio;
Erlenmeyer;
Água destilada;
Conta gotas;
Termômetro;
Bico de Bunsen.