Solubilidade
A temperatura interfere na capacidade de dissolução de um solvente com relação a certo soluto, desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade.
Tipos de soluções em relação à capacidade de solubilidade 1. Insaturada = é a solução que contém quantidade de soluto inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo ,portanto, capaz de dissolver nova adição de solvente. 2. Saturada = é aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida pela presença de corpo de fundo (resíduo sólido no fundo do recipiente) 3. Supersaturada = é uma solução instável, que contém dissolvida em quantidade de soluto superior à necessária para a saturação.
As soluções diluídas contém pouco soluto em relação ao solvente. As soluções concentradas contém muito soluto em relação ao solvente.
Existe uma antiga generalização que diz: "semelhante dissolve semelhante". Isto significa que um solvente dissolverá um soluto se eles tiverem estruturas semelhantes.
Geralmente solventes polares tendem a dissolver solutos polares, e solventes não polares a dissolver solutos não polares, mas há exceções.
Devido à sua geometria, o ácido maléico apresenta um momento de dipolo diferente de zero (representado pela seta vermelha), o que faz com que ele possua alta solubilidade em água. Já o ácido fumárico é muito pouco solúvel, porque o momento de dipolo é zero nesta molécula, já que o vetor de momento de dipolo de uma carboxila é cancelado pelo da outra