Solubilidade
Esta experiência tem como principal objetivo a verificação na pratica sobre a solubilidade de determinadas substancias polares e apolares e verificar como se comportam com outras substancias.
Material e Métodos
Foram utilizados 03 bequer previamente identificados individualmente em 01, 02 e 03 amostra, Sendo adicionado no Bequer 01, 02 e 03 um valor (x) de . Em seguida adicionamos no béquer 01 um valor (x) de (álcool), no segundo acrescentamos (x) de (tetracloreto) e por ultimo no 03 (clorofórmio).
Discursão
Observou-se que a primeira amostra não sofreu separação entre as substancias sendo uma amostra homogênea, apartir da segunda e terceira amostra e perceptível as substancias levemente separadas no vidro de béquer tornando miscível essas amostras.
Conclusão
Com tudo o que foi observado em laboratório, conclui-se que, a solubilidade dos componentes também dependem das forças intermoleculares. Assim, substancias que apresentam os mesmos tipos de força intermolecular tendem a se dissolver entre si, obtendo uma mistura homogênea como foi encontrado na primeira amostra, sendo o álcool solúvel até a 4 camada, tornando assim essa amostra polar.
Em contra partida quando o solvente e polar e o soluto apolar ou vice-versa , não existe tendência para que haja solubilização. Isso explica a segunda e terceira amostra não havendo a homogeneidade entre elas, tornando as amostras apolares.
ESAMAZ – ESCOLA SUPERIOR DA AMAZONIA
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUIMICA
DOCENTE: ANDRE NOVAES
EXPERIMENTO COM SOLUBILIDADE
Equipe: FAR1NA Amanda Valente Miranda de Aguirra
BELÉM
2014
ESAMAZ – ESCOLA SUPERIOR DA AMAZONIA
EXPERIMENTO COM SOLUBILIDADE
Trabalho do Curso de Farmácia da instituição de Ensino Esamaz – Escola Superior da Amazonia , docente Professor Andre Novaes.