solubilidade
Quando adicionado certa quantidade de um sólido (soluto) em uma certa quantidade de um líquido(solvente) obtém-se uma mistura líquida homogênea(solução),quando ocorre esse tipo de mistura,diz-se que o soluto é solúvel no solvente. Porém, quando obtém-se uma mistura líquida heterogênea,diz-se que o soluto não é solúvel no solvente. Pode-se ainda obter-se uma mistura líquida homogênea ou heterogênea através da adição de dois líquidos. Utilizando um padrão arbitrário de 0,1g de sólido ou 0,1mL(~2 gotas) de líquido para 1mL(~1g) de solvente,esse padrão pode ser empregado para a realização de uma classificação de compostos orgânicos.
Através desse padrão pode-se fazer certas generalizações qualitativas sobre as relações entre a solubilidade e a constituição química dos compostos:
(1)Mais semelhante que sejam as estruturas de soluto e solvente,maior será a solubilidade.
(2)A presença de um átomo de halogênio ou de um grupo fenila é análoga a um aumento do número de carbonos.
(3)À medida que se ascendem numa dada série homóloga,as propriedades físicas dos compostos se assemelham às dos hidrocarbonetos correspondentes.
(4)Compostos de alto peso molecular(polímeros)apresentam uma solubilidade menor.
(5)A solubilidade de compostos sólidos depende da agregação molecular no estado sólido.
(6)A solvatação aumenta a solubilidade acima dos valores previstos.
2.Objetivo:
A motivação nessa prática é a comprovação da solubilidade de compostos orgânicos(ácido benzóico→C7H6O2,benzofenona→C13H10O,difenilamina→(C6H5)2NH,acetato de etila→CH3COOCH2CH3,etilenoglicol→C2H4(OH)2,anilina→C6H7N,hexano→C6H14) em determinados solventes(água→H2O,hidróxido de sódio→NaOH 5%,éter etílico→C4H10O,bicarbonato de sódio→NaHCO3 5%,ácido clorídrico→HCl 5%,ácido sulfúrico concentrado→H2SO4 98%,ácido fosfórico→H3PO4 85%).Assim, através da solubilidade ou não, desses compostos orgânicos (citados acima) nos solventes determinados, também nomeados acima; pode-se reconhecer o