solubilidade
Precisões e erros
Discente: André Barbosa / Ricardo Rodrigues
Disciplina/Semestre: introdução ao laboratório / 1° semestre
Docente: Priscila Gonçalves
ARAPONGAS – 2013
RESUMO
(Texto de no máximo cinco linhas, descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados).
INTRODUÇÃO
(Descrição de toda teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Particularmente no caso de Química Analítica, a introdução deve conter a teoria do método analítico, das fontes e efeitos dos erros, descrição da amostra. Deve ser uma síntese própria dos vários livros consultados. Evite rodeios. O objetivo do trabalho deve aparecer no último parágrafo da introdução, podendo ficar separado desta para maior destaque.)
PARTE EXPERIMENTAL
Determinando erro com uso da proveta e pipeta volumétrica.
Materiais utilizados:
Tubos de ensaio
Erlenmayer
Balança analítica
Proveta
Becker
Pisseta (com água destilada)
Estante para tubos de ensaio
Pêra
Pipeta volumétrica
Procedimento:
Foram pegos dez tubos de ensaio juntamente com uma estante para suporte destes, foram enumerados de 1 a 10 todos os respectivos tubos. Após essa etapa pegou-se um erlenmayer que irá servir como sustentação ao tubo em sua pesagem na balança analítica.
Para a pesagem primeiramente se tarou a balança, em seguida foram pesados os dez tubos de ensaio juntamente com o erlenmayer anotando os respectivos pesos de cada um em uma tabela. Após essa pesagem foi adicionada certa quantidade de água em um becker utilizando um pissete sendo pipetada com o auxílio de uma pipeta volumétrica 10mL de água em cada tubo, pesando novamente cada tubo e anotando a pesagem de cada um dos dez tubos na mesma tabela da primeira pesagem. Em seguida foram feitos cálculos utilizando os