Solubilidade
I - SOLUÇÕES.
As soluções são cotidianamente observadas, pois se trata de misturas homogêneas tanto no estado líquido, como sólido ou gasoso. Podemos identificá-las em vários produtos ao nosso alcance, como: soro fisiológico, álcool –70, álcool hidratado, vinagre, água sanitária, etc.
Entre as classificações das soluções, estudaremos nessa aula a relação soluto – solvente – temperatura, a qual nos permite avaliar a missibilidade do soluto em função da quantidade de solvente e da temperatura. Para avaliarmos a solubilidade de um dado soluto temos que estabelecer condições padrão de verificação dessa análise, sendo assim adotaremos uma quantidade padrão de água de 100gramas como solvente.
O limite (máximo) da solubilidade de um soluto é definido como COEFICIENTE DE
SOLUBILIDADE, esse define a quantidade de soluto que satura 100gramas de água a uma dada temperatura.
Observe o exemplo:
Pode-se observar pela figura que a quantidade massa que se pode dissolver de KNO3 a
20°C em 100gramas de água é 31,6gramas. Esta informação faz com que saibamos que www.quimica10.com.br qualquer quantidade acima de 31,6gramas de KNO3 nessas condições, se tornará corpo de fundo na solução, ou seja, será insolúvel.
CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES QUANTO A SATURAÇÃO:
1 - Solução Saturada: é quando a quantidade de soluto dissolvida é exatamente igual ao coeficiente da solução em dada temperatura.
2 - Solução instaurada: é quando a quantidade de soluto dissolvida é inferior ao coeficiente da solução em dada temperatura.
O coeficiente de solubilidade do KNO3 em água a 20 °C é 31,6 g/100 g H2O, portanto, a adição de qualquer quantidade de KNO3 abaixo de 31,6g em 100g de água, a 20°C, produz solução insaturada.
3 - Solução saturada com corpo de fundo: quando a quantidade de soluto dissolvida é superior ao coeficiente da solução em dada temperatura, isso faz que a solução apresente uma fase saturada e uma fase sólida com o excesso de soluto