Empreendedorismo
A semente do empreendedorismo nasce com a inovação tecnológica e esse fator propicia o diferencial do desenvolvimento econômico mundial. O desenvolvimento econômico depende de quatro fatores: talento, tecnologia, capital e know-how.
O talento em empreender resulta da percepção, direção, dedicação e muito trabalho. Porém, o processo empreendedor ocorre quando o talento é acrescido de tecnologia e de pessoas com ideias viáveis. Para que o negócio saia do papel e torne-se viável é necessário o capital. E finalmente, surge o know how, ou seja, a capacidade de convergir o talento, a tecnologia e o capital que farão a empresa crescer.
De acordo com Smilor e Gill (1986), a junção de pessoas, idéias, recursos e conhecimentos, formam os negócios de sucesso.
O processo de inovação tecnológica é de fundamental importância ao desenvolvimento econômico. As fases do processo empreendedor são:
1. Identificar e avaliar a oportunidade.
2. Desenvolver um plano de negócios.
3. Determinar e captar recursos necessários.
4. Gerenciar a nova empresa.
É importante salientar que embora as fases sejam apresentadas de forma seqüenciada, nenhuma delas precisa ser necessariamente concluída para que se inicie a seguinte. O processo ocorre de forma dinâmica e podem ocorrer casos em que o empreendedor esteja na fase de captar recursos e o investidor realize sugestões para mudanças na concepção da empresa. O empreendedor deverá retornar ao seu plano de negócios e iniciar novamente o ciclo, sem ter concluído o anterior.
Empreendedores de sucesso estão sempre atrás de novas idéias, e criatividade não falta a esse grupo de empresários. Eles estão sempre atrás de novas e verdadeiras oportunidades de mercado e estão sempre atentos a tudo que ocorre no meio em que atuam. Não aceitam a primeira explicação dada aosfatos ocorridos, são curiosos e questionadores. Por isso, são criativos e conseguem identificar mais oportunidade de negócios que os demais.
Idéias criativas