Solubilidade
OBJETIVO: Identificar substâncias desconhecidas através de testes de solubilidade.
RESUMO:
Seguindo esquema pré-definido, solubilizou-se substâncias desconhecidas, numeradas de um a quatro, afim de identificar as referidas substâncias e suas respectivas funções orgânicas.
INTRODUÇÃO:
SOLUBILIDADE
Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade. A temperatura interfere na capacidade de dissolução de um solvente com relação a um certo soluto, desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade.
TIPOS DE SOLUÇÕES EM RELAÇÃO Á CAPACIDADE DE SOLUBILIDADE
Insaturada: é a solução que contém quantidade de soluto inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo ,portanto, capaz de dissolver nova adição de solvente. Saturada: é aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida pela presença de corpo de fundo (resíduo sólido no fundo do recipiente) Supersaturada: é uma solução instável, que contém dissolvida em quantidade de soluto superior à necessária para a saturação.
Em relação a quantidade de soluto, podemos classificar as soluções em diluídas e concentradas. As soluções diluídas contém pouco soluto em relação ao solvente. As soluções concentradas contém muito soluto em relação ao solvente
DIFELINAMINA
Difenilamina é o composto orgânico com a fórmula (C6H5)2NH. É um sólido incolor, mas amostras são frequentemente amarelas devido a impurezas oxidadas. Difenilamina é produzida pela deaminação térmica de anilina sobre óxido catalisador:
2