solubilidade e condutibilidade
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA (CURSO) – QUÍMICA EXPERIMENTAL
Profª Tatiana de Oliveira Magalhães
Cassiano K. Portal
Lucas Rogério Zotti
Paulo Fernando de Godoy
GRUPO - TURMA 2V
CONDUTIBILIDADE E SOLUBILIDADE DAS SUBSTÂNCIAS
Novo Hamburgo
2015
SUMÁRIO
Y1 INTRODUÇÃO 13
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 14
2.1 Ligação Iônica 14
2.1.1 Ligação covalente 15
2.1.2 Ligação Metálica 17
2.1.3 Polaridade 18
3 MATERIAIS E MÉTODOS 19
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 21
5 CONCLUSÃO 23
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
1 INTRODUÇÃO
Vista esta importância, neste trabalho iremos apresentar os principais conceitos que deram origem a vários estudos e comprovações, estando entre eles as ligações químicas, juntamente com os seus tipos,que são, a ligação iônica, a ligação covalente e a ligação metálica, que são conceitos que nos ajudam a identificar o por que de algumas reações ao solubilizarmos determinados compostos uns com os outros. Onde então acompanharemos o processo de solubilização e condutibilidade de uma substância química que resultará da interação entre o solvente e o soluto.
Conforme proposto em sala de aula,nosso experimento será sobre condutibilidade e solubilidade das substâncias.Nosso objetivo será identificar a condutibilidade elétrica em diferentes soluções aquosas.Com o mesmo propósito,iremos,verificar a solubilidade de uma substância em um determinado solvente.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Ligações químicas é a junção de dois átomos. Quando se forma uma ligação química entre dois átomos, o arranjo resultante dos dois núcleos e seus elétrons tem menos energia total dos átomos separados. O abaixamento de energia pode ser obtido pela transferência completa de um ou mais elétrons de um átomo para o outro, formam se íons e o composto mantém se pela atração eletrostática entre eles. Essa atração é chamada de ligação iônica. A diminuição de energia pode ser atingida pelo compartilhamento de elétrons, os