001
Nesse experimento iremos verificar a solubilidade e a condutibilidade de algumas substâncias ou soluções através de métodos práticos. Avaliar a relação dessas soluções com os tipos de ligações e polaridade.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A quantidade máxima que uma substância pode se dissolver em um líquido é conhecida como solubilidade e é medida em gramas por litro, mols por litro ou em porcentagem de soluto por solvente. Ela é influenciada pelo caráter polar ou apolar. Substancias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.
Condutibilidade é a característica e capacidade de algumas substâncias em conduzir corrente elétrica ou térmica. Ela é fortemente relacionada com o tipo de ligação entre as substâncias.
O experimento mostrou claramente a relação dos conceitos abordados conforme mostra a Tabela 1 e Tabela 2.
Tabela 1 —Análise da condutibilidade das substâncias
SIM
NÃO
OBSERVAÇÂO
Cobre
X
Metálica
Água da torneira
X
Covalente/ sais ions dissociados
Água destilada
X
Covalente
Álcool etílico
X
Covalente
Hexano
X
Covalente
NaCl
X
Iônico
Óleo de soja
X
Covalente
Solução de NaCl
X
Iônico/dissociados
Solução de HCl
X
Covalente/ionizado forte
Solução de ácido acético
X
Covalente/ionizado fraco
Fonte: Experimento realizado no laboratório de química da Feevale.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados os seguintes materiais: Bateria 9 volts, sistema elétrico com lâmpada e fios, béqueres, tubos de ensaio, água da torneira, água destilada, álcool etílico, hexano, NaCl, óleo de soja, solução de NaCl, solução de ácido clorídrico 1M e solução de ácido acético 0,1M.
Os métodos utilizados foram análise visual das soluções nos tubos de ensaio para identificar quanto a solubilidade e analise com o circuito elétrico nos béqueres com as soluções para identificar quanto a condutibilidade.
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
O objetivo de observar a