Densidade de uma massa
Esta atividade prática teve como principal finalidade de calcularmos a densidade de uma massa, através do registo de variados dados, como o volume e massa da mesma. Mas ao mesmo tempo teve o objetivo do nosso grupo ter um primeiro contacto e conhecimento do material do laboratorial. Uma atividade, sem dúvida, enriquecedora para o nosso conhecimento que adquirimos ao longo destas aulas. Permitindo pôr em prática aquilo que o professor nos ensinara. Por último e não menos importante, também teve a oportunidade de verificar os algarismos exatos e a sua variação de erro consoante o diferente material.
Procedimento da experimental
Na atividade experimental realizada foi utilizado inúmeros e diversos tipos de materiais com diferentes finalidades e complexidades:
-> Proveta graduada: 100 ml com erro mais ou menos 0,50 ml. Menor divisão de escala- 1 ml
-> Pipeta volumétrica: 10 ml com erro mais ou menos 0,023 ml. Menor divisão de escala- 1ml
-> Proveta graduada mais pequena: 10 ml com erro mais ou menos 0,20 ml. Menor divisão de escala - 1ml
-> Bureta: 25 ml com erro mais ou menos 0,030 ml. Menor divisão da escala- 1 ml
-> Balão volumétrico: 100 ml com erro mais ou menos 0,15 ml. Menor divisão da escala- 1ml
-> Goblet: 250 ml
-> Funil
-> Vidro de relógio
-> Pompete
-> Termómetro
-> Pipeta graduada: 5 ml com erro mais ou menos 0,1 ml
-> Vareta
Procedimentos
Iniciámos a experiência com a pipeta graduada e com a pipeta volumétrica. Mergulhámos a extremidade da pipeta no líquido a medir (água) e, com uma pompete, aspirámos o líquido até ligeiramente acima do nível do volume pretendido, com a pipeta sempre na vertical.
De seguida, deixámos cair o excesso de líquido até ao nível pretendido, pressionando a pompete.
Utilizámos também um balão volumétrico, que têm um traço de referência na zona tubular que indica o nível a que deve ficar o líquido a medir, para que tenha o volume correspondente à capacidade do balão. Pusemos