solubilidade dos compostos organicos
Novembro/2014
Classes dos Compostos Orgânicos de Acordo com a Solubilidade
S2:sais de ácidos orgânicos (RCO2Na,RSO3Na),cloridato de amina (RNH3CL),aminoácidos ,compostos polifuncionais com grupos funcionais hidrofílicos (carboidratos , poliidróxi , ácidos polibásicos).
SA: Ácidos carboxílicos monofuncionais com 5 ou menos C , ácidos arilsulfônicos.
SB:Aminas mofuncionais com 6 ou mesmo C.
S1:Álcoois, aldeídos, cetonas, ésteres, nitrilas, amidas (todos monofuncionais) com 5 C ou menos.
A1: Ácidos orgânicos fortes (ácidos carboxílicos com mais de 6 C , fenóis com grupos retiradores em orto e/oupara;1,3-dicetonas)
A2 : Ácidos orgânicos fracos : fenóis, enóis , oximas, imidas, sulfonamidas, tiofenóis (todos com mais de 5 C);1,3-dicetonas;compostos nitro com H em alfa.
B: Aminas alifáticas com 8 ou mais C;anilinas com apenas um grupo fenil ligado ao N ; alguns éteres.
MN: Compostos neutros contendo N ou S e com mais de 5 C.
N: Álcoois, aldeídos, cetonas, ésteres (todos monofuncionais) com mais de 5 C e menos de 9 C; éteres , epóxidos , alquenos ,alquinos, alguns aromáticos (especialmente os com grupos ativantes).
I:Hidrocarbonetos saturados, haloalcanos, haletos de arila, aromáticos desativados, diaril-éteres.
I- INTRODUÇÃO
Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes,existem três aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica
Polaridade
Há uma regra (que está sujeita a exceções) que se aplica não somente aos compostos orgânicos, mas à grande maioria das substâncias, no que se refere à solubilidade, que é: semelhante dissolve semelhante.
Forças de atração intermolecular
Embora os solutos apolares se dissolvam melhor em