Solubilidade de compostos orgânicos
RESUMO
Em uma atividade no laboratório, foram apresentadas cinco amostras, a intenção era analisar o comportamento dessas nos seguintes solventes: água, éter, NaOH 5%, NaHCO3, HCl 5%, H2SO4 95% e H3PO4 85% e a partir das observações com o auxílio de uma tabela foi possível determinar a que grupo funcional cada amostra pertence a partir do teste de solubilidade.
OBJETIVO GERAL
Testar a solubilidade dos compostos orgânicos, e determinar a que grupo funcional pertence a partir do comportamento em alguns solventes indicados posteriormente.
INTRODUÇÃO
Através da análise do comportamento de substâncias orgânicas quanto à solubilidade em solventes aquosos, é possível avaliar algumas características quanto a grupo funcional, pois como foi visto muitos compostos orgânicos são insolúveis em água, mas podem apresentar comportamento solúvel em outros solventes aquosos e indicar a presença de grupos funcionais. O conhecimento da solubilidade de substâncias é importante para trabalhos em laboratórios de química orgânica.
PARTE EXPERIMENTAL
Na bancada haviam cinco amostras, sendo três líquidas e duas sólidas e todas desconhecidas pelos acadêmicos, a partir do roteiro realizamos a análise de solubilidade com algumas substâncias.
Amostra 4
Análise preliminar
Estado físico: sólido
Cor: branco
Odor: inodor
1º. Teste: inicialmente foi necessária a pulverização do sólido com o auxilio de um cadinho e pistilo, em seguida em um tubo de ensaio médio, colocamos uma pequena quantidade da substância, adicionamos H2O destilada, agitamos o frasco, e por fim foi notada a solubilidade da amostra em água;
2º. Teste: já em um outro tubo de ensaio, a mesma quantidade do sólido e em seguida adicionamos éter. Após o processo de agitação formaram-se duas fases, indicando a insolubilidade em éter. Ao analisar a tabela o resultado alcançado foi: S2: sais de ácidos orgânicos, hidrocloretos de aminas, aminoácidos, compostos polifuncionais