Solubilidade de compostos orgânicos
Relatoria de Aula Pratica: Solubilidade de Compostos Orgânicos
ROLIM DE MOURA
NOVEMBRO, 2011
FACULDADE SÃO PAULO
Jacqueline Paola S. Silva
Juciely de Gregori
Marcio Ferreira Lopes
Monica Suelem R. Pêgo
Thiago Ferreira Lopes
Relatoria de aula pratica: Solubilidade de Compostos Orgânicos
Relatório de aula pratica apresentada na Disciplina de Química Orgânica, da Faculdade São Paulo, curso de Farmácia. Orientador: Márcia Otto Barrientos
ROLIM DE MOURA
NOVEMBRO, 2011
Introdução
Sabemos que existem muitos compostos orgânicos na natureza, que a primeira vista parece pertencer ao mesmo grupo funcional, porem cada um tem uma característica própria, que os diferenciam dos demais e os tornam únicos, se comportando de maneiras diferentes em reações com os mesmos reagentes.
Sabendo das particularidades de cada composto dos grupos funcionais, é fácil conseguir identificá-las. Basta apenas fazer testes com solventes diferentes, já que cada composto se manifesta de forma diferente, sendo solúvel ou insolúvel no mesmo solvente.
Objetivos
Pretendesse entender o comportamento de compostos orgânicos em diferentes solventes, analisando a solubilidade de cada um, já que alguns são solúveis em determinado solvente e outro composto com as mesmas características não são solúvel nesse determinado solvente. A solubilidade é um dos caminhos para identificar os compostos orgânicos.
Desenvolvimento
Foram postos nas bancadas compostos sem identificação, apenas numerados, a fim de descobrir a que grupo funcional o composto em questão pertence, através de teste de solubilidade, com solventes pré-determinados.
Material Utilizado
Tubos de ensaio
Amostras de composto desconhecidos
Água destilada
Éter
NaOH 5%
NaHCO3 5%
HCL 5%