Tecnologia gestual
Um estudante que não pode frequentar a escola, por motivos de doença, tem a oportunidade de acompanhar as aulas em casa e, portanto, não se vê em desvantagem em relação aos seus colegas.
O mesmo acontece com um estudante universitário que passa um semestre ou um ano no exterior: o ensino à distância permite-lhe "assistir" às aulas da sua universidade.
Os trabalhadores podem aumentar e actualizar os seus conhecimentos específicos no seu local de trabalho. Talvez tenham a oportunidade de obter uma licenciatura sem serem prejudicados pelos horários.
A "gestão de tempo flexível" é particularmente importante para as mães que pretendam trabalhar no seu antigo emprego após o fim da licença de parto, visto que o mercado de trabalho muitas vezes sofre alterações drásticas num curto espaço de tempo. Estas pessoas têm a oportunidade de aprofundar as suas capacidades profissionais, enquanto os seus filhos estão no infantário, na escola, ou na cama.
Os estudantes que se encontram muito longe de uma universidade, ou pessoas incapacitadas, têm também agora a possibilidade de estudar. Além disso, pessoas de diferentes escalões sociais, culturais e económicos têm a oportunidade de interagir.
O facto de os cursos se encontrarem disponíveis praticamente em qualquer lugar e durante qualquer período significa que cada vez mais pessoas os podem frequentar.
Os participantes podem trabalhar de acordo com as suas próprias necessidades e concentrarem-se nos conteúdos que realmente precisam ou que têm que aprender. Deste modo, o processo de aprendizagem é melhorado, enquanto que a motivação e a memória são aperfeiçoados.
Os computadores utilizados no ensino à distância aumentam a flexibilidade e a