Marketing
Professor Roberto Musatti MARKETING
I -O MARKETING CRIA NECESSIDADES?
A primeira acusação que se faz ao Marketing, como “ciência” é a de possuir poderes maléficos e extraordinários voltados a dominar “the hearts and minds” do consumidor, transformando-o num boneco passível de ser totalmente controlado pelas estratégias de marketing e pelo seu braço mais visível que é a propaganda. O livre arbítrio do consumidor, algo que nem alguns teóricos da Igreja conseguiram eliminar, é suprimido em favor de um consumismo que em geral não apresenta necessidade.
Nesta última palavra reside toda a confusão. O marketing NÃO cria necessidades para justificar o consumo. Sua função é a de IDENTIFICAR e SATISFAZER as necessidades e desejos já existentes no consumidor. As vezes essas necessidades e desejos não estão na superfície de seu consciente , nem são necessidades básicas de sobrevivência , mas definitivamente, existem na personalidade de grupos de consumidores.
Na teoria de Comportamento de Consumidor, a Pirâmide das Necessidades de Maslow, matéria básica para se entender os princípios básicos deste comportamento, não parece ter sido muito considerada pêlos críticos do Marketing. Vejamos. Na Pirâmide, cada degrau em direção ao topo representa um grau de necessidade crescente das pessoas , que se não satisfeito, impede a progressão ao estágio seguinte. Assim poderíamos descrever esta Pirâmide, numa adaptação da teoria de Maslow, da seguinte maneira:
7 auto suficiente 6 mecenas
5 reconhecimento
realização 4
3 segurança
básicas 2 1 fisiológicas
- Estágios 1 - Necessidades Fisiológicas - essenciais para a sobrevivência do ser humano – água , comida , proteção da natureza. - Estágio 2 -