Solu O Tamp O 1
Soluções-tampão têm grande importância nos processos biológicos. Os fluidos que existem em nosso corpo, por exemplo, são todos tamponados com o auxílio de vários ácidos, bases e sais existentes no organismo. Um dos exemples mais compreensiveis é Tampão Ácido
Nosso sangue [e tamponada para manter o pH em torno de 7,3 a 7,5 (uma variação de 0,4 no pH do sangue, para mais ou para menos, causa morte);
O suco gástrico é tamponado para manter o pH entre 1,6 e 1,8;
As enzimas que catalisam as reações orgânicas que ocorrem em nosso organismo só funcionam em faixas muito estreitas de pH.
Solução tampão é aquele que consiste a variações de pH, em outras palavras, mesmo com a adição de pequenas quantidas de ácidou ou de base o seu pH fica praticamente inalterado.
Exemplo classico de tampão -Química inorgânica, é:
Tampão Ácido:
Ácido acetico é um ácido fraco e é por isso que contém o (simbolo de equilibrio químico), pois uma pequena parte dele sofrem ionização, a maior parte das moleculas permanece na forma não ionizada quando essa substância é colocada em água.
Já o Acetado de sódio é um elemento forte, isso significa que praticamente toas as suas moleculas sofrem dissociação, com isso nos temos um detalhe importante ; o âniom Acetato (CH3COO- é um íon comum nas duas soluções.
Quando um Ácido qualquer é adicionado a este sistema o equlibrio é deslocado para esquerda no sentido de consumo H+ adicionado. Por tanto a Ácidez não aumenta. Percebe que tem tanto ânion acrtado para fazer o equilibriu que desloca para esquerda, tem tanto da ionização do Ácido acetico, quando da dissociação do acetado de sódio.
Agora quando uma base qualquer é adicionado ao sistema seus íons OH- são consumidos pelos seus íons h+ formando água. Por tanto a basicidade não aumenta, neste caso o equilibrio é descolcado para direita no sentido de repor os íons h+ que foram consumidors, e o óbvio que a solução tampão resiste apenas enquando o ácido acetico ou