SOLOS
Objetivos da Aula
- Entender como se formam os solos.
- Reconhecer que os seres vivos dependem do solo para sobreviver e que contribuem para a manutenção de suas características.
- Perceber a importância do solo para o ser humano e a necessidade de cuidar desse recurso natural.
Olá! Pessoal, hoje vamos iniciar o nosso estudo sobre solos. A origem do solo está ligada ao intemperismo sobre as rochas. Ele é fundamental para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e, dessa forma, contribui para a fixação dos grupos humanos.
Então vamos lá!!!
NOÇÕES PRELIMINARES:
-Observe gravura abaixo:
Veja que em região de clima quente e úmido os solos são mais profundos. Já nas região de clima frio e seco observa-se que os solos bem rasos.
POR QUE ISSO OCORRE?
Bem pessoal! A formação do solo está ligado ao nível pluviométrico e aos índices elevado da temperatura de uma região.
Analisando a gravura podemos observar que a área mais propicia do planeta à ocorrência de solos profundos está situada próxima a região do Equador, nessa região a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial, são bem maior que em outras regiões do globo. Ou seja, a medida que nos aproximamos do Equador a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial aumenta, o que acabam acelerando a desagregação da rocha, dando origem a mais volume ao solo da região. Mas quando nos distanciamos do Equador a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial diminuem, também ocorrerá um retardamento ao processo de desagregação da rocha o que torna estas regiões possuírem solos rasos.
CONSEQUÊNCIA:
HIDROGRAFIA:Isso a acarretará em: -solos profundos = rios perenes(permanentes) -solos rasos = rios intermitentes (temporários)
Então galera!! Quando você tiver um clima quente e úmido você terá solos profundo e solos profundos como clima quente e úmido ocorrerá a existência de rios perenes(permanentes).