a função da escola e do professor no processo de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento do aluno.
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Ao longo de toda sua história, a escola tem mostrado diferentes funções de acordo com o contexto político-social a qual está inserida. É com esse objetivo que vale ressaltar o papel importante que este desempenha para garantir o acesso a leitura e a escrita para o educando de maneira crítica e reflexiva e não de maneira reprodutiva de padrões elaborados. E nesse contexto, aparece o professor para demonstrar sua participação como mediador no processo ensino-aprendizagem e de desenvolvimento do aluno. Assim, vale refletir sobre a função social da escola e do professor na educação.
2 DESENVOLVIMENTO
A importância dada ao compromisso da escola em possibilitar o acesso aos conhecimentos elaborados socialmente para os alunos, constitui um instrumento para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da cidadania democrática e a construção de valores.
A função da escola é proporcionar ao educando o desenvolvimento da consciência crítica, analisar e compreender o mundo, a cultura e o trabalho. Assim, com este propósito, o ato pedagógico está interligado a esta função e o papel do professor passa de um mero profissional transmissor de conteúdos para um mediador do processo ensino-aprendizagem que sabe “tecer suas teias de palavras”.
Desta maneira, o professor deve ter propostas claras sobre o que vai ensinar e avaliar, quando e como intervir para que a aprendizagem aconteça de maneira satisfatória, adequada e coerente com seus objetivos. O mesmo deve propor situações de aprendizagem ajustadas à capacidade de raciocínio do aluno, em que podemos identificar claramente quando ALVES afirma que:
Bons professores, como a aranha, sabem que lições, estas teias de palavras, não põem ser tecidas no vazio. Elas precisam de fundamentos (Alves, 1995).
Historicamente, a função da escola e do professor assumiu inúmeros