Solos
A consistência do solo abrange um campo de ocorrência de propriedades como: resistência à compressão, tenacidade, friabilidade, plasticidade, etc., dependentes da manifestação de:
Coesão: força ou atração presente na interface líquido-líquido (ocorre entre partículas sólidas revestidas por películas líquidas) ou sólido-sólido (ocorre entre as partículas de solo seco).
Adesão: força ou atração presente na interface sólido-líquido.
Observações de campo e investigações experimentais evidenciam que a consistência dos solos varia com o conteúdo de umidade, bem como com a textura, com a matéria orgânica, com a quantidade e natureza do material coloidal, com a estrutura e com o tipo de cátion adsorvido.
De acordo com o grau de umedecimento do solo, podem ocorrer as seguintes formas de consistência:
1. CONSISTÊNCIA DO SOLO SECO
Um solo está seco quando o conteúdo de umidade está em equilíbrio com o ar ambiente, em tempo seco. A consistência do material do solo quando seco é caracterizada pela Dureza ou Tenacidade, ou seja, pela rigidez, quebrajosidade, fragilidade, máximo de resistência à ruptura, maior ou menor susceptibilidade ao esmagamento e fragmentação, impossibilidade do material fragmentado de agregar-se outra vez, quando comprimido.
No campo, a avaliação dessa consistência é feita pela resistência à ruptura, oferecida por pequenas porções de terra seca (unidades estruturais ou fragmentos de terra), entre o polegar e o indicador. Assim temos:
Solto: não coerente entre o polegar e o