solos
JORDY HUGO ANDRADE BARBOSA
HUGO ARAÚJO PINTO
LAÉRCIO LUCAS SARMENTO
LUCIANA AMANCIA DE MENESES
MARA LORENA LOPES DANTAS
ROSELY IZABELITA DA COSTA ALVES
MECÂNICA DOS SOLOS
Relatório de Limites de Consistência
NATAL-RN
OUTUBRO/2013
INTRODUÇÃO:
A plasticidade do solo, ou limites de consistência, é determinada através de dois ensaios: limite de liquidez e limite de plasticidade. Os ensaios de plasticidade são realizados somente com a parte fina do solo, representada pelo material que passa na peneira de abertura 0,42 mm.
O limite de liquidez (LL) é o teor de umidade determinado pelo aparelho de Casagrande. Ele é constituído por uma concha metálica unida a uma manivela que a move, fazendo-a cair sobre uma base sólida um certo número de vezes, até o fechamento de 1 cm da ranhura padrão, feita previamente no solo colocado na concha. O limite de liquidez corresponde ao teor de umidade em que a ranhura se fecha com 25 golpes.
O limite de plasticidade (LP) é o teor de umidade necessário e suficiente para rolar uma porção do solo umedecido sobre uma placa de vidro até formar um pequeno cordão com 3 mm de diâmetro e 12 cm a 15 cm de comprimento. A diferença entre o limite de liquidez e de plasticidade determina o índice de plasticidade (IP = LL - LP).
LIMITE DE LIQUIDEZ
É o valor de umidade para o qual o solo passa do estado plástico para o estado fluido.
MATERIAL UTILIZADO
- Aparelho de Casagrande;
- Cinzel;
- Balança;
- Estufa;
- Cápsulas de porcelana;
- Espátula metálica;
- Água destilada;
Para iniciar os procedimentos do ensaio, primeiramente verifica-se o estado e a calibração do aparelho de Casagrande.
Com a devida amostra de solo coletado, previamente secado ao ar e passado na peneira 0,42 mm, transferindo-o para uma cápsula de porcelana e acrescentando água em pequenas porções homogeneizando.
Transferir parte da pasta para a coluna reservada no aparelho e moldando-o em para que não