Solos
Arenito – Uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas. É a presença e tipo de impurezas que determina a coloração dos arenitos; por exemplo, grandes quantidades de óxidos de ferro, fazem esta rocha vermelha. O arenito é depositado em ambiente continental, nos rios e lagos, ou em ambiente marinho, como as praias.
Siltito - Rocha sedimentar detrítica proveniente da litificação de sedimentos com granulometria de silte, ou seja, sedimento clástico inconsolidado, composto essencialmente de pequenas partículas de minerais diversos ou fragmentos de rochas. Essencialmente é composta por partículas de quartzo, podendo conter, subordinadamente, feldspato, mica e outras espécies minerais eventualmente presentes, a que se associa, quase sempre, uma certa percentagem de argila. Numa linguagem simplificada, mas expressiva, poderíamos dizer que o siltito só difere do arenito na dimensão das partículas detríticas, muito mais finas do que a das areias. Como são rochas ricas em silte, geralmente estão ligadas à um ambiente de deposição de baixa energia, podendo ser desde fluvial até marinho profundo.
Calcário – Calcários são rochas formadas a partir do mineral calcita, cuja composição química é o carbonato de cálcio. A procedência do carbonato pode variar, desde fósseis de carapaças e esqueletos calcários de organismos vivos, que compõem os calcários fossilíferos, até por precipitação química. Recifes de corais, conchas de moluscos, algas calcárias, equinodermas, briozoários, foraminíferos e protozoários são os principais responsáveis pelos depósitos provenientes de organismos sintetizantes do carbonato dissolvido em meio aquoso. Esses depósitos são gerados em ambiente marinho raso, de águas quentes, calmas e transparentes. Os organismos