estagio
Atualmente quando se fala em direitos humanos, automaticamente a maioria das pessoas veem como impunidade. Pois muitos querem “justiça”, e quando o sistema toma uma decisão desfavorável à sociedade, ela se sente dessa forma injustiçadas.
O que muito acontece é que as leis hoje, não são tão rigorosas, muitas vezes tem penas alternativas que podem ser aplicadas de uma maneira mais leve, e também leis que permitem sempre algum recurso que possa vir a beneficiar qualquer pessoa que cometeu um ato infracional.
Dada a “natureza social” do ser humano, sua vivência em grupos fez com que certos conflitos nascessem da natural relação surgida no agrupamento social. [...] Em função da complexidade das relações nascentes, tornou-se necessário, então, que se estabelecessem normas para que, atendendo-as, os indivíduos, e a própria sociedade pudessem caminhar rumo àquilo a que se haviam proposto: busca de harmonia e paz social (NUNES, 2002, p.278).
A sociedade hoje, é bem diferente de antigamente, com o desenvolvimento econômico, industrial, moral, os valores, as famílias, tudo foi mudando com o tempo, e com isso as pessoas vieram mudando seus comportamentos se tornando pessoas mais agressivas, que cometem crimes, muitos sem motivação nenhuma, mas a maioria comete porque quer tirar algum proveito da situação.
No Brasil, incomoda a criminalidade urbana. Como a maioria das nossas polícias estaduais foi sucateada, as instituições perderam a autoestima e não atua coordenadas com a federal, a criminalidade associada não encontra resistência organizada (MAIEROVICH, 2008, p.153).
Ainda falando em direitos humanos mesmo que o cidadão tenha cometido algum ato infracional, mesmo assim, ele tem direito a ser sempre atendido naquilo que deseja de forma digna. O que muitas vezes gera uma revolta na sociedade, pois eles querem que esses infratores sejam castigados de maneira efetiva, sem piedade, de maneira que sofram, para a