solos
Nos anos 1950, a cidade do Recife iniciou a transformação da sua paisagem com a expansão da área urbana e a verticalização do centro e de alguns subúrbios. Estava ocorrendo a transição das residências unifamiliares para os edifícios de apartamentos, que rapidamente se tornariam o tipo predominante de moradia para as classes médias e altas locais.
Profissionais como o arquiteto carioca Acácio Gil Borsói e o português Delfim Amorim foram contratados para ensinar na Escola de Belas Artes de Pernambuco influenciando a nova geração de arquitetos.
Nesse mesmo período, aconteceu o deslocamento de populações para os subúrbios, como o Derby, Espinheiro, Madalena e Boa Viagem. O litoral começava a se valorizar como área de moradia, além de veraneio, ao mesmo tempo em que o edifício em altura passava a ser visto como uma alternativa de moradia.
O Edifício Califórnia foi projetado em 1953 por Acácio Gil Borsoi para uso comercial e residencial,localizado no bairro de Boa Viagem. Inicialmente o local era um sítio onde se plantava coco. Através da união de comerciantes foi realizada a compra do terreno para a construção do edifício. Esta foi iniciada exatamente em 25 de maio de 1956, com o prazo de três anos para entrega.O Califórnia apareceu como uma espécie de provocação, propondo uma nova forma de morar e sugerindo o bairro como uma área com forte potencial de expansão para o Recife.
O edifício é composto por dezenove pavimentos, dos quais dois destinam-se ao uso comercial, com dezesseis lojas, um é vazado e o restante dos pavimentos se destina ao uso residencial. Possui três elevadores, sendo dois sociais. Um teatro de seiscentos lugares previsto no projeto nunca chegou a ser terminado. O projeto inicial previa setenta apartamentos que variavam de cinqüenta a cento e vinte metros quadrados, comum, dois ou três quartos. Mas com o fracasso comercial desta proposta foi formulado um novo projeto, transformando todos os apartamentos em