Psicologia do desenvolvimento
1. Miranda-Neto (et ali, 2004) indica que os pais e professores são os escultores do cérebro infantil e faz uma comparação do cérebro com a argila, mas refuta essa analogia logo em seguida, por quê?
2. Como Helena conseguiu superar o prognóstico médico de que teria graves danos cerebrais?
3. Herança genética ou herança histórico-cultural? O que é mais importante no desenvolvimento e aprendizagem infantil? Justifique analisando o caso de William que tinha pais muito tímidos, mas conseguiu ser eleito o mais engraçado pela turma.
4. Qual o desafio que Helena e Calvin tem em comum?
5. Como o ambiente familiar interferiu nas histórias de James e Rubin?
6. De acordo com o documentário quais são as habilidades necessárias para se ter amigos?
Resposta:
1) De acordo com Miranda Neto, os pais e os professores são os escultores do cérebro infantil, a partir do momento que participam ativamente do processo de desenvolvimento da criança em todos os aspectos: emocional, afetivo e cognitivo, pois se comparado a argila, esse procedimento se torna fundamental para o crescimento, uma vez que, a modelagem com a argila promove na estimulação cerebral, melhoria na alta expressão, na coordenação motora fina, na organização do pensamento, na auto- estima, no relacionamento interpessoal, adquire auto- confiança e descobre potencialidades. Porém, há contradição, pois isso depende muito do ambiente em que a criança está inserida, se ela receber estímulos positivos relacionados para uma boa formação ética e social adequados, isso de fato será reproduzido satisfatoriamente em suas atitudes.
2) Pelo esforço, confiança e dedicação dos pais em acreditar que ela iria sobreviver.
3) A herança genética é a base para a formação e o desenvolvimento da personalidade do indivíduo, porém, a herança histórico-cultural deve fazer parte, complementando, assim, esse processo, pois estimula a ação criativa do indivíduo no meio social.
4) O grande desafio é que