o que e sociologia
Sociologia – o que é? Qual o objecto de estudo?
O termo sociologia foi criado por Auguste Comte para designar uma ciência geral da organização e evolução da sociedade. A vontade de conferir a esse conhecimento um carácter positivo e objectivo levou a sociologia a aplicar aos problemas sociais os métodos de pesquisa e formas de análise que permitissem estabelecer relações de causa-efeito entre os problemas e regras ou até ‘leis’ da organização social humana. O objecto de estudo da sociologia é muito abrangente e diversificado e os seus métodos e técnicas de análise também o são. A sociologia pretende demonstrar como os comportamentos sociais são afectados por factores estruturais e conjunturais e de como os indivíduos interagem nesses contextos.
O pensamento sociológico é de tipo científico pelo que pressupõe uma ruptura epistemológica com a maneira de pensar aprendida em comum na sociedade. A importância do estudo da sociologia fundamenta-se na crença dos sociólogos de que as representações,os hábitos, as maneiras de agir e de pensar estão estreitamente ligadas com os meios sociais nos quais se inserem os indivíduos. O indivíduo, sendo único, é também um elemento construtivo do fenómeno social. De acordo com Giddens “é tarefa da sociologia investigar o que a sociedade faz de nós e o que é que nós fazemos de nós próprios.”
A estrutura social é anterior a cada indivíduo mas depende de cada um (imanência e transcendência). Ela está em permanente mudança ou reestruturação, pela influência do desempenho de cada um em sociedade.
A sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas – Estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade.A sociologia também pode ser compreendida como o estudo dos grupos sociais, dos fatos sociais, da divisão da sociedade em camadas (estratificação social), da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na