Solos
Função:
O nitrogênio é constituinte de aminoácidos, amidas, aminas, bases nitrogenadas, alcalóides, clorofila e muitas coenzimas. A deficiência de nitrogênio se manifesta nas folhas mais velhas na forma de clorose foliar devido à redução da formação da clorofila.
Muitos aminoácidos são precursores das cadeias polipetídicas das proteínas, e desse modo o nitrogênio influencia muitas reações enzimáticas. O nitrogênio é também componente estrutural das paredes celulares.
Quando as folhas mais velhas senescem, a proteína é degradada e formas solúveis de N são retranslocadas no floema para os pontos de crescimento da planta, ou seja, para as partes mais novas, razão pela qual os sintomas de deficiência de N se manifestam primeiramente nas partes mais velhas.
Sintomas:
Inicialmente, as áreas entre as nervuras das folhas mais velhas tornam-se verdeclaras, principalmente entre as nervuras principais. Nas folhas jovens, aparecem estádios iniciais de amarelecimento, que com o tempo se expandem para todas as folhas, com a manifestação da cor amarelada. Nas folhas mais velhas pode ocorrer necrose com o centro marrom e margens púrpuras. Quando a planta está uniformemente amarelada, a deficiência de N se assemelha à deficiência de enxofre (S) com a diferença de que para o
S os sintomas se iniciam nas folhas mais novas.
Sintomas visuais de deficiência de Nitrogênio no mamoeiro no Estado do Espírito Santo.
O excesso de N na planta ocasiona o maior crescimento vegetativo do mamoeiro, aumentando os espaços entre os frutos além do amolecimento da polpa do mamão, característica indesejável para a qualidade do