Saúde diabéts
------------------------------------------------------
Conheça os alimentos benéficos e os vilões para quem tem esse distúrbio, além de conferir um cardápio especial para adotar no dia a dia.
Não é novidade nenhuma que o portador do diabetes vive muito bem se mantiver uma alimentação regrada e o índice de glicemia nos patamares ideais. Mas o que pouca gente sabe é que para fazer isso não é necessário um sacrifíco absurdo, desde que o paciente mantenha uma dieta saudável muito semelhante às que são indicadas para quem quer se alimentar bem e ter qualidade de vida.
Para destacar que os alimentos fazem bem ao diabético e quais devem ser banidos de sua dieta, o R7 consultou a gastroenterologista e uma nutricionista, que sugeriram um cardápio que vai do café da manhã à ceia noturna, e ainda dá deliciosas dicas de alimentos para comer sem culpa.
O diabetes é uma doença que se caracteriza pela deficiência na produção ou ação da insulina, e isso provoca o aumento do nível de açúcar no sangue (glicemia). Seus principais sintomas são a sede, fome e urina em excesso, emagrecimento, visão embaçada, infecções repetidas na pele ou nas mucosas, machucados que demoram a cicatrizar, cansaço inexplicável e dores nas pernas.
Se você sente mais de um desses sintomas mas não tem certeza se é diabético, consulte um médico. Ele vai lhe pedir os exames necessários para fazer o diagnóstico.
Confira abaixo os alimentos proibidos e os que são liberados na dieta do diabético. Eles foram listados pela gastroenterologista Marilia Gaboardi, responsável pela Área Comunidade da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo, e pela nutricionista Fernanda Scheer, especialista em Nutrição Funcional e Desintoxicação.
Fuja destes alimentos:
Açúcar, frituras, bebidas alcoólicas, chocolate, doces, mel, melado, rapadura, tortas, massas, refrigerantes, sorvetes cremosos, carnes gordurosas, pele de aves, embutidos (salsicha, linguiça,