Curiosidades Diabetes
CIRUGIÃ DENTISTA – CROMG31763
AUDITORA ODONTOLÓGICA/ IPSMMG
A diabetes se caracteriza pelo descontrole da concentração de glicose na corrente sanguínea por deficiência de insulina ou pela dificuldade de absorção da mesma pelas células. De acordo com a Federação
Internacional de Diabetes, 6% da população
Brasileira entre 20 e 79 anos é diabética.
Muita sede
Vontade de urinar diversas vezes Perda de peso incompatível com a dieta alimentar dores nas pernas por má circulação
Alguns sintomas da
Diabetes e desequilibrio da glicose Fome exagerada
Visão embaçada
fadiga
dificuldade de cicatrização infecções repetidas na pele ou mucosas
O DESCONTROLE DA QUANTIDADE DE
GLICOSE NO SANGUE FACILITA O
APARECIMENTO E A PROGRESSÃO DE
ALGUNS PROBLEMAS BUCAIS COMO A
HIPOSSALIVAÇÃO, AS INFECÇÕES E A
DOENÇA PERIODONTAL.
Hipossalivação é a redução da produção normal de saliva que dá a sensação de boca seca. A baixa quantidade de saliva favorece o aparecimento de inflamações e infecções na língua e no lábio, aumenta as chances de ferimentos por trauma na mucosa bucal, pode facilitar o surgimento de cáries e atrapalha na fixação das próteses removívies
(dentaduras e PPR).
A hiperglicemia (glicose alta), a diminuição do fluxo salivar e alterações na composição da saliva favorecem o surgimento de abscessos e infecções orais bem como infecções por fungos (candidíase).
As alterações metabólicas favorecem o surgimento e a progressão da doença periodontal (inflamação/infecção dos tecidos de suporte dos dentes). O portador da diabetes tipo II tem três vezes mais chance de desenvolver doença periodontal do que a população em geral.
O diabético descontrolado não deve ser submetido a tratamentos odontológicos até que seja realizado o controle glicêmico.
O portador de diabetes deve seguir as orientações do médico para o controle da glicemia (uso de insulina, medicações orais, dieta).
A higiene bucal adequada diminui o risco de infecções, cárie