Pancreas e Hormonios
Disciplina: Fisiologia Geral
Professor:
Alunos:
Pâncreas
Balneário Camboriú – Santa Catarina
Junho de 2013 INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho visa mostrar de uma forma mais ampla e com mais clareza um órgão do nosso corpo por muitas vezes esquecido, dando enfase a vários aspectos e trazendo a luz algumas curiosidades sobre ele assim com alguns mitos que surgem sobre os hormônios produzidos por ele. O órgão chamado Pâncreas.
Os objetivos propostos para a realização deste trabalho foram:
Pesquisar localização, Hormônios produzidos.
Avaliar a importância dos hormônios produzidos pelo pâncreas.
Verificar a parte fisiológica do pâncreas e apresentar curiosidades sobre o assunto.
Este trabalho esta dividido em 3 (três) partes distintas: a primeira parte será abordado a localização Anatômica, Fisiologia Glandular, Hormônios produzidos, efeitos dos hormônios no organismo, Diabetes Mellitus e Distúrbios do Pâncreas. A segunda parte será apresentado as curiosidades e mitos sobre os hormônios. A terceira parte é a conclusão, em que é feita uma avaliação sucinta dos aspectos elaborados durante o trabalho.
1. POSIÇÃO ANATÔMICA
O pâncreas tem uma localização um pouco complexa por estar localizado entre o baço, o duodeno e o intestino se localizando logo atrás do estômago na parte superior do abdome.
O pâncreas é uma glândula em forma de folha, com aproximadamente 12,5 cm e 25 cm de comprimento possui dupla função: endócrina e exócrina.
É dividido em três partes: a cabeça (lado direito); o corpo (parte central) e a cauda (lado esquerdo). A maior parte dos casos de câncer de pâncreas localiza-se na região da cabeça do órgão.
1.1 FISIOLOGIA GLANDULAR O pâncreas é uma glândula mista (anfícrina), se divide em parte exócrina e parte endócrina. O Pâncreas Exócrino secreta enzimas