Sistema glandular - pâncreas
Pâncreas
3º trimestre 2012
Sumário
1. Caraterísticas 3 1.1 Pâncreas Exócrino 3 1.1.1 Ácino Pancreático 3 1.2 Pâncreas Endócrino 3 1.2.2. Insulina: 4 1.2.3. Glucanon: 4 1.2.4. Somatostatina: 4 2. Funções do Pâncreas 4 3. Doenças 5 4. Bibliografia 5
1. Caraterísticas
O pâncreas é uma glândula digestiva de secreção interna e externa (endócrina e exócrina, respectivamente), como se fossem dois órgãos, conjugados numa única estrutura. Nos seres humanos, varia entre 14 a 25 centímetros de comprimento. Possui formato triangular e está localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdômen, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago.
O pâncreas é formado por: * Cabeça: área de pâncreas para a direita da borda esquerda da veia mesentérica superior. * Corpo: área de pâncreas entre a borda esquerda da veia mesentérica superior e margem esquerda da aorta. * Cauda: área de pâncreas entre a borda esquerda da aorta e hilo do baço. A secreção externa dele é dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal colédoco na ampola de Vater. O pâncreas comporta dois órgãos estreitamente imbricados: pâncreas exócrino e o endócrino.
1.1 Pâncreas Exócrino:
O pâncreas exócrino secreta enzimas digestivas, reunidas em estruturas denominadas ácinos. Os ácinos pancreáticos estão ligados através de finos condutos, por onde sua secreção é levada até um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digestão. 1.2.1 Ácino Pancreático (região exócrina): fabrica enzimas que atuam no processo de digestão alimentar. 1.2 Pâncreas Endócrino:
Secreta os hormônios insulina (quando não é produzida em quantidade suficiente, dá origem a diabetes), glucagon (hormônio com a regulação dos níveis de açúcar no sangue) e somatostatina (hormônio que impede a liberação dos dois outros hormônios), reunidas em