biosseguranca
Função do Pâncreas humano, glândula, doenças do Pâncreas,anatomia,tipos de tecido
Pâncreas: importante função de produção de hormônios e enzimas digestivas
O que é
O pâncreas é uma glândula que faz parte do sistema digestório e endócrino dos vertebrados. O pâncreas produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon.
Localização
Localizado no abdômen, o pâncreas possui, nos seres humanos, de 14 a 25 centímetro de comprimento. Está localizado anexo ao duodeno.
Regiões
O pâncreas possui três regiões principais: cabeça do pâncreas, corpo e cauda.
Vascularização do pâncreas
O pâncreas é vascularizado pelas artérias pancreaticoduodenais. A drenagem venosa ocorre através das veias pancreáticas.
Tipos de tecido do pâncreas e suas funções:
- Ilhéus de Langerhans (região endócrina): células do pâncreas responsáveis pela secreção de hormônios que fazem o controle dos níveis de glicose no sangue.
- Ácino Pancreático (região exócrina): fabrica enzimas que atuam no processo de digestão alimentar.
Principais doenças que podem atingir o pâncreas:
- Câncer de pâncreas
- Pancreatite (processo inflamatório no pâncreas)
- Tumores benignos - Diabetes Tipo 1 - Fibrose cística
O pâncreas é uma glândula mista: exócrina e endócrina. A porção exócrina produz muitas das enzimas digestivas necessárias à função gastrointestinal. A porção endócrina compreende ilhas distintas de células, chamadas ilhotas de Langerhans. Estas células, situadas dentro das ilhotas, produzem dois hormônios que regulam a concentração de glicose no sangue. A insulina é um hormônio polipeptídeo produzido pelas células beta que reduzem o nível de glicose na circulação. É o único hormônio que reduz os níveis de glicose da circulação, é segregado como resposta aos níveis altos de glicose e está sujeito a controle por “feedback”