Diabetes Mellitu
O Diabetes Mellitus é uma patogenia onde o corpo se torna incapaz de absorver glicose e transformá-la em energia para seu próprio uso, deixando toda a glicose estocada no sangue (hiperglicemia) e produzindo Acetoacetato (Cetoacidose), uma substância que supre as necessidades do corpo no lugar da glicose, mas que, não pode ser utilizado pelo cérebro e causa algumas conseqüências ao corpo quando é utilizada.
Classificação etiológica
A classificação etiológica proposta atualmente para o diabetes mellito inclui 4 categorias: diabetes mellito tipo 1, diabetes mellito tipo 2, outros tipos específicos de diabetes e diabetes gestacional.
Diabetes Mellito tipo 1
Etiologia: É causada pela destruição das células beta do pâncreas, impedindo a liberação de insulina, que conseqüentemente abriria os canais GLUT4 das células, onde as mesmas iriam captar a glicose. Funciona como um efeito cascata, onde apenas a destruição de uma importante célula, resulta em uma patogenia, onde o tratamento é duradouro e rígido.
Fisiologia: Ocorre destruição das células beta do pâncreas, usualmente por processo auto-imune (forma auto-imune; tipo 1A) ou menos comumente de causa desconhecida (forma idiopática; tipo 1B). Na forma auto-imune há um processo de insulite e estão presentes auto-anticorpos circulantes (anticorpos anti-descarboxilase do ácido glutâmico, anti-ilhotas e anti-insulina).
Tratamento: É necessário que o paciente faça exames regulares para controlar o nível de glicemia e cetoasidade em seu corpo. Além de aplicar diárias doses de insulina, intramuscular, pois o pâncreas já não produz mais tal substancia que é de extrema importância nos processos vitais.
Curiosidades:
Nos casos de diabetes tipo 1 de origem auto-imune, pode haver a associação com outras doenças auto-imunes, como a tireoidite de Hashimoto, a doença de Addison e a miastenia gravisentre outras.
Diabetes é uma situação clínica freqüente, acometendo