Doenças
Quando as pessoas comem, o pâncreas automaticamente produz a quantidade certa de insulina para mover a glicose do sangue para as células. Porém, em pessoas com diabetes, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, ou então as células não respondem apropriadamente à insulina produzida. Desta forma, glicose se acumula no sangue e é eliminada pela urina. Assim, o corpo perde a sua principal fonte de combustível mesmo que o sangue contenha grandes quantidades de glicose.
Diabetes tipo 1
Causas: A causa da diabetes tipo 1 está relacionada à ausência de produção de insulina pelo pâncreas. Alguns fatores auxiliam o início da doença como uma toxina, um vírus, e até quando um quadro de estresses pisicologico intenso desencadeia o processo. Ela também pode ser passada geneticamente, ou seja de pai para filho.
Sintomas: Os sintomas da diabetes tipo 1 são leves, mas podem ser percebidos. Geralmente são sede e fome excessiva, boca seca, nauseas e vomitos, dor abdominal, vontade de urinar frequentemente, perda de peso sem explicação, cansaço, fraqueza, visão borrada, respiração dificil e infecçoes frequentes na urina na vagina ou na pele.
Tratamento:O tratamento do Diabetes tipo 1 consiste na aplicação diária de insulina. Os exercícios físicos, uma dieta adequada e balanceada ajudam no tratamento.
Prevenção: Não existe preveção para esse tipo de diabetes.
Curiosidades:Diabetes tipo 1 é conhecido também como diabetes