Solos II
A determinação da umidade dos solos na construção civil é essencial,pois sem ela,não se obtém-se parâmetros essenciais para o bom uso dos solos nesta área de construção civil e engenharia.
Os teores de umidade dos solos são determinados a partir de ensaios específicos, que podem ser realizados em campo ou em laboratório.
Neste trabalho, foram realizados quatro ensaios para determinação do teor de umidade dos solos, que são:
Ensaio com álcool etílico;
Ensaio com a frigideira.
Ensaio com estufa elétrica;
Ensaio com Speedy test.
Procedimentos:
MÉTODO EXPEDITO COM ÁLCOOL ETÍLICO
Este procedimento pode ser usado no campo, quando autorizado pela fiscalização.
Restrições são devidas à falta de controle da temperatura, que causa queima de matéria orgânica e pode provocar “cracking” em partículas de argila por perda de água de constituição. Como a queima de álcool comum deixa água como resíduo, só deve ser usado álcool etílico não hidratado.
APARELHAGEM
a) Balança com capacidade 200 g e sensibilidade 0,01g;
b) cápsulas metálicas com tampa, marcadas de forma permanente;
c) espátula de aço de ponta arredondada (~ 8 cm de comprimento);
d) pinça com tamanho suficiente para manipular a cápsula utilizada.
PROCEDIMENTO 1) Pesar cada cápsula (seca e limpa) com tampa (M3);
2) Colocar cada amostra (~1/3 da cápsula) na cápsula, sem tampa. Pesar e anotar (M1); 3) Adicionar álcool etílico à amostra, revolvendo-a com a espátula; 4) Atear fogo à amostra, estando a cápsula presa com as pinças e revolvendo continuamente a amostra para evitar grumos de solo, até que toda a água se evapore. 5) Repetir os procedimentos (3) e (4) até observar constância de massa. Geralmente isto ocorre a partir da terceira pesagem. Depois de cada queima, a cápsula é imediatamente tampada, e a pesagem é feita com a cápsula à temperatura ambiente. 6) Pesar a cápsula com o solo seco e anotar (M2).