Mecânica dos solos II
Mecânica dos solos II
FATEC Barueri
Graduação: Tecnologia em Transporte Terrestre (curso superior de infraestrutura voltado a área de Engenharia dos Transportes)
Discentes: Fabiana Rodovalho Nemet Wandir Coelho Cavalheiro
Docente: Ms. Palloma Cuba
3º ciclo- período noturno
1. O q é rocha
É popularmente conhecida como pedra_ é um agregado natural composto de alguns minerais ou de um único mineral.
2. O q é solo?
Conhecido como crosta terrestre- é a camada que recobre as rochas sendo constituído de proporções variáveis de minerais, formados pelos desgastes das rocha e de húmus, que diz respeito ao material orgânico decomposto por seres vivos sobre o solo.
3. O q é intemperismo?
É o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos, pelos quais a rocha passa para se transformar em solo.
4. O q são os agentes do intemperismo? Exemplifique.
a) Intemperismo físico: é o processo que a rocha passa para se decompor, sem sofrer alteração química de sua estrutura. Intemperismo físico se dá por variações de temperatura; repuxo colodal (perda de humidade) e alívio de pressões (uma rocha sã, que sofre pressão de outra rocha, quando retirada sofrerá expansão criando trincas).
b) Intemperismo químico: é o processo que a rocha passa para se decompor, porém, sofrendo alteração química de sua estrutura: hidrolise (liberado pela água que penetra em sua estrutura, mexendo com seus íons originais, causando desequilíbrio, levando à destruição), hidratação (a umidade faz a rocha se expandir, o que a leva a sua destruição.
c) Intemperismo biológico: neste caso, a decomposição da rocha se dá graças aos esforços mecânicos produzidos por vegetais, através de raízes e por animais e homens por meio de sua escavação.
5. Definir os tipos de solo de acordo com a classificação da formação. Residual, sedimentar e orgânica (falar sobre cada um):
a) Residual: solo q não muda de lugar, a alteração dele ocorre no