relatorio Mec solos II
É um método de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Como o solo de mesma granulometria pode apresentar comportamentos diferentes entre si, especialmente em solos finos como a argila, foi necessária a criação de métodos para definir essas diferenças (índice de plasticidade de um solo).
Esse método estuda o comportamento do solo através da variação de umidade nele contido, onde o solo pode apresentar quatro estados: estado sólido – quando a umidade nele contido é menor que 2%, estado semi-sólido, estado plásticos e estado líquido.
Há ainda os limites que separam dois estados de consistência de um solo. Figura 1.1
513080355917500
Figura 1.1 – Limites de Consistência
Sendo: LL = Limite de Liquidez, LP = Limite de Plasticidade e LC = Limite de Contração.
O limite de plasticidade e o limite de liquidez são os mais utilizados para a classificação dos solos e são eles que farão parte dos ensaios aqui contidos neste relatório para se também obter o índice de plasticidade.
2 OBJETIVO
O objetivo dos ensaios é promover nos alunos de Mecânicas dos solos II – Laboratório, um conhecimento mais profundo sobre os diferentes tipos de solos e suas propriedades, promovendo métodos e ensaios simples para a determinação das características dos solos, além de ferramentas que auxiliarão nos ensaios para chegarem ao objetivo.
Os ensaios são feitos para a determinação do limite de plasticidade e o limite de liquidez de um determinado solo utilizando dois métodos, sendo um método para cada limite de consistência.
Sobretudo promover o trabalho em equipe, o relacionamento pessoal e o conhecimento de uma das áreas da engenharia civil.
3 MATERIAL E EXECUÇÃO
3.1 Materiais Utilizados
6 Cápsulas de Alumínio
2 Almofarizes
Pisseta
2 Espátulas
Placa de vidro esmerilhada
Luvas
Estufa
Régua
Casagrande
Cinzel
Balança de Precisão
-80675182156Cápsulas de alumínio
Almofarizes
Espátulas
Placa de vidro esmerilhado esmerilhada esmerilhada