América Latina e América Anglo-saxônica
Maiara Stangret - Nº 24
3º ano D – Ensino Médio
América Latina e
América Anglo-saxônica
Mauá
03/2013
Divisão do continente Americano
→ América Anglo-saxônica: países desenvolvidos
→ América Latina: países subdesenvolvidos
A América Anglo-saxônica abrange os países do continente americano com língua e cultura relacionadas ao Reino Unido. Apesar dessa denominação ser frequentemente aplicada apenas aos países desenvolvidos da América do Norte (Canadá e EUA; Colônias de Povoamento= causa do desenvolvimento), também integram o grupo a Guiana (situada na América do Sul) e Belize (América Central).
Colônias de povoamento se caracterizavam:
Na América Anglo-saxônica prevaleceram as colônias de povoamento baseadas no trabalho livre e assalariado, nas pequenas e médias propriedades policulturas e na produção voltada para o abastecimento do mercado interno. Os colonizadores ocupavam as terras com o objetivo de fixar residências e criar uma nova pátria.
Divisão Física da América
Divisão Histórico-Cultural da América O sentido da colonização dividiu o continente americano em duas porções distintas: AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA e AMÉRICA LATINA.
Colônia de Povoamento (ingleses) AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA Estados Unidos e Canadá Países desenvolvidos
Colônias de exploração (espanhóis e portugueses) AMÉRICA LATINA Todos os países abaixo dos Estados Unidos Países Subdesenvolvidos
Aspectos gerais da América Latina Podemos afirmar que a existência de uma “identidade” latino-americana pode ser atribuída mais às experiências negativas vivenciadas