Oscilador
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO:
OSCILADOR MASSA MOLA
PROFESSOR JOSÉ CARLOS VIEIRA Física Experimental
Joinville – SC
2013
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO: OSCILADOR MASSA MOLA
Trabalho apresentado como requisito parcial à avaliação da disciplina de Física Experimental, ministrada no 2º Ano do Curso de Engenharia de Produção da Univille.
Professor: José Carlos Vieira
Joinville – SC
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O objetivo desse experimento foi determinar o comportamento do período de um oscilador massa-mola em função da massa pendurada na mola e assim determinar a constante de elasticidade da mola.
1. REFERENCIAL TEÓRICO
Quando um corpo oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, descrevendo uma trajetória retilínea, pode-se dizer que este corpo efetua um movimento harmônico simples linear e este ocorre em razão da ação de uma força restauradora.
Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke (F = - kX).
Um sistema conhecido que se comporta dessa maneira é o sistema massa-mola. Consiste de uma massa de valor m, presa por uma das extremidades de uma certa mola de fator de restauração k e cuja outra extremidade está ligada a um ponto fixo.
1.1 Sistema Massa-Mola
Um oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força.
Onde k é a constante