oscilador
Realimentação é um processo que consiste em injectar uma pequena porção do Sinal de Saída novamente na sua Entrada, com o fim de regular a Saída posterior, Figura 1. O Circuito de Realimentação pode ser construído com componentes RC ou LC.
Figura 1: Diagrama de Blocos de um Sistema de Realimentação
Para ser mais preciso, esta Demonstração deve designar-se por Oscilador de Desvio de Fase com Realimentação RC. O Desvio de Fase é a diferença, em graus angulares, entre dois sinais com a mesma Frequência. Na Figura 2, a forma de onda 2 está atrasada em relação à forma de onda 1 por um tempo tp. Dividindo a diferença no tempo tp pelo período da forma de onda T e multiplicando este resultado por 360°, podemos obter esta diferença no tempo em graus angulares. Na Figura 2, o Desvio de Fase é de 60°.
Figura 2: Desvio de Fase expresso em graus angulares
Para um bom funcionamento, o oscilador necessita de um Desvio de Fase de 360º. Na Figura 3, o Amplificador fornece um Desvio de Fase de 180º e cada circuito RC é desenhado para fornecer um Desvio de Fase de 60º.
Figura 3: Diagrama de Blocos do Oscilador de Desvio de Fase com Realimentação RC
A Frequência de Oscilação ( ¦ ) deste Oscilador é calculada pela seguinte fórmula:
onde a Resistência R = R1 = R2 = R3 e a Capacitância C = C1 = C2 = C3.
A Frequência ¦ é o inverso do Período T :
Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.
Imagem animada em que mostra-se a principal diferença