Osciladores
Eletrônica 2
INTRODUÇÃO
Os osciladores de RF podem ser de vários tipos. Os mais comuns são: * Osciladores Pierce, quatzo ou cerâmicos; * Osciladores LC: Hartley, Colpitts , Vackar, Seiler, Clapp; * Osciladores por freqüência sintetizada.
Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Os osciladores Pierce a quartzo utilizam um cristal de quartzo, no qual uma vez em ressonância confere ao circuito uma grande estabilidade de freqüência, porém exatamente por esse motivo é difícil obter osciladores de freqüência variável: as mudanças de freqüência são limitadas.
Quando o oscilador Pierce usa um componente cerâmico em vez de um cristal de quarzo, então as mudanças de frequência são mais importantes, porém isso se consegue à custa da estabilidade de freqüência. Também são mais sensíveis à temperatura.
Os osciladores LC são mais sensíveis, e variando a capacitância ou a indutância de alguns componentes é possível obter osciladores variáveis. Sem embargo, a construção mecânica é delicada, e além dos 15 MHz são bastante instáveis. Alguns, como o Hartley, tem um conteúdo de harmônicos muito rico, o que obriga a filtrar cuidadosamente o sinal para eliminar esses harmônicos. O Colpitts é muito utilizado. O Vackar é muito estável porém requer em sua versão original alguns componentes muitos caros ou difíceis de obter.
Os osciladores de frequência sintetizada são produzidos por circuitos integrados especiais. Sem embargos, eses circuitos integrados são caros e difíceis de soldar, o que limita seu uso nos projetos de radioamadores menos equipados. Além que, codificar uma frequência requer um microprocessador para controlá-lo, o qual complica o desenho. Finalmente, estes sintetizadores de frequência incômodo ruído de fase.
Abordaremos nesse texto, os osciladores LC’S Hartley, Colpitts e Clapp e os osciladores a Cristal
OSCILADOR COLPITTS - Oscilador do tipo LC, este oscilador é caracterizado pelo divisor de tensão capacitivo que produz a